Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Hoje foi a cerimónia de acolhimento dos alunos mais velhos aos mais novos na escola primária, onde anda o Simão.
Por regra, é atribuído a cada um dos alunos do último ano da escola um "buddy", um amigo do primeiro ano, com o qual brincam, fazem actividades na sala, enfim, ajudam a acolher e a integrar na escola. Ao Simão, foi atribuída uma menina portuguesa, parece que quando quando há essa possibilidade, juntam as mesmas nacionalidades, o que para nós foi óptimo!
Hoje lá fui, deixie-o na sala, fui para o auditório, onde entraram os restantes alunos todos e no fim, os mais velhos acompanhados do seu amigo do primeiro ano. Cada um apresentou o seu buddy, dizendo o nome, a cor preferida, bem como actividades que gostam de fazer ou o que querem ser no futuro, e entregaram um certificado, dando as boas vindas.
Houve momentos marcantes, como a entrega de cada um deles das suas expectativas e sonhos num cartão, de frente a um altar que fizeram na sala, a oração de agradecimento e de protecção para todos e cada um, um cântico dos mais velhos de acolhimento e por fim um cântico final.
A máquina fotográfica encravou no momento crucial, não prestei atenção devida ao que foi dito acerca do meu filho e senti-me só, ninguém com quem partilhar este rol de emoções, uma cara que fosse conhecida, um sorriso partilhado pela alegria dele, os acenos que ele me dirigia, ninguém...só eu...
É sem dúvida muito nestes pequenos grandes momentos, que ser emigrante custa, que exige um estofo enorme, que por vezes não sei se compensa...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.