Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Na passada segunda-feira, esteve presente no programa da SIC, "As Tardes da Júlia" a Dra. Teresa Magalhães, Directora do Instituto de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Foi coordenadora de um estudo, apresentado aos média no passado dia 4 de Junho, que teve como objectivo caracterizar o abuso sexual de crianças e jovens no contexto intra e extra-familiar, para perceber as diferenças que existem entre os abusos ocorridos dentro e fora do seio da família.
Os dados foram recolhidos entre 1997 e 2004 (sendo depois alargado até 2007, sem grandes alterações nos dados substânciais) pela Delegação Norte do Instituto de Medicina Legal, neste período de tempo foram detectados 1141 ocorrências relativas a exames de natureza sexual realizados a crianças e jovens entre os 0 e os 17 anos de idade.
Eis alguns factos e dados obtidos através deste estudo:
A Dra. Teresa Magalhães, referia a dificuldade de detecção dos casos de abusos ocorridos no seio da família, devido à vergonha da vítima, ao crontrolo exercido pelo agressor, através do medo e de ameaças.
Esta é ainda uma problemática tabu, e resguardada entre as "quatro paredes da casa de cada um" por tudo o que acarreta, contudo, é necessário quebrar as barreiras e é através de estudos como estes, que isso se torna possível.
Até porque segundo parece, têm aumentado o número de queixas:"O facto de termos registado um ligeiro aumento não significa necessariamente que este crime esteja a aumentar; pelo contrário, penso que significa que é um crime que se está a tornar mais visível, o que poderá até ser entendido como um indicador positivo”, notou a responsável do Instituto de Medicina Legal do Porto.
Assim, aqui fica o alerta, não só para que sejamos conhecedores destes dados, mas para que estejamos atentos, e qualquer suspeita deverá ser levada muito a sério, não só com o intuito de punir um agressor, mas essencialmente de salvar uma vítima.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.