Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Recebi uma carta em casa para fazer um exame citológico, como tinha mencionado aqui, hoje foi o dia.
Telefonei para a clínica para fazer a marcação prévia, referi que pretendia fazer o exame e obter uma receita de contraceptivos, marcaram-me com uma enfermeira que podia fazer ambas as coisas, para ontem.
Fui um bocadinho ansiosa, porque ia sozinha e não me fazia acompanhar pelo meu "inglés" de serviço () e pelo que ia fazer, que por muito que se queira, não é nada agradável.
A enfermeira já tinha alguma idade, atenciosa e calma, fez-me as perguntas da praxe, percebemos que devido ao facto de ter realizado o exame há pouco tempo, antes de vir para cá, não seria necessário fazê-lo novamente, mas pelo facto de existir uma base de dados com as mulheres em idade de fazer este exame, sem qualquer registo a meu respeito, acabariam por me obrigar a assinar o termo de responsabilidade em como eu não o queria fazer, pelo que assim, já fica registado para a posteridade!
Mediu-me a tensão arteriar, fez-me o exame e deu-me uma receita dos contraceptivos que utilizo para seis meses. Questionei se a cada seis meses deveria fazer uma marcação para me prescreverem uma receita, respondeu-me que sim, para controlarem a minha tensão arterial e verificar o meu estado geral.
De referir, que bastou-me dirigir-me à farmácia entregar a receita, trazer os ditos contraceptivos, sem pagar nada (poupo cerca de 12€ por cada embalagem, pelo preço das farmácias portuguesas!) e a consulta e o exame também foram gratuitos. Este é o estado do Serviço Nacional de Saúde no Reino de Sua Magestade Isabel II!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.