Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A cultura e política infantil, diferem em muito daquilo que estamos habituados, as crianças até à idade dos 3 anos ficam preferencialmente em casa, sendo que a mãe pode trabalhar em part-time ou se os meios o permitem, ter uma ama. A partir dos 3 anos de idade, o Estado financia 15h por semana gratuitas para a criança frequentar o ensino pré-escolar.
Até lá as creches funcionam em part-time, por períodos de 5h, durante a manhã ou a tarde e não têm as refeições incluídas. Isso não significa que a criança não permaneça o dia inteiro na creche, mas a base de pagamento são períodos de 5h que podem atingir as 20£, se atentarmos que 20£ por 3 manhãs já serão 60£ por semana e consecutivamente 240£ por mês, imaginem se a criança frequentasse a creche o dia todo!!!
Portanto, face à possibilidade de uma vaga numa creche que nos foi recomendada aqui na cidade, é necessário fazer e refazer contas, perceber que é mais um peso no orçamento familiar e o preço apresentado fica longe (para menos!) do exemplo que vos dei... O período da manhã inicia-se às 8h50 e dura até às 11h40, se a criança permanecer para a refeição, terá de a levar consigo e tem um custo acrescido, pela necessidade de supervisão.
O período da tarde inicia-se às 12h30 e termina às 15h20, sendo que as crianças da tarde e da manhã se encontram no período do almoço, aquelas que o fizerem! Mas é recomendado pela Instituição que as crinças almocem, pelo menos uma vez na semana, para interagirem com os restantes colegas.
Os períodos de inscrição são três ao longo do ano, pelo que o Simão irá iniciar-se nestas lides em Abril, com uma frequência de três manhãs por semana, uma delas com almoço, isto tudo suportado por nós, porque como só perfaz 3 anos em Maio, apenas no período seguinte, em Setembro, terá direito às 15h gratuitas.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.